• Inicial
  • Notícias
  • “Atividades de Sondagem e Acolhimento” Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma

Notícias

“Atividades de Sondagem e Acolhimento” Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma

Aconteceu no dia dez de fevereiro de 2021 a primeira entrega de atividades remotas aos estudantes da E.M.E.F. “Professor Heros Alciati” no horário das 7 horas até às 11 horas e na E.M.E.F. “Joaquim Ezequiel da Costa” das 12h30 às 14h30.

Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses sobre o sistema de escrita. Descobrir em qual nível cada uma está é um importante passo para os professores alfabetizadores levarem todas a aprender.

Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. Ela permite uma avaliação e um acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética e a definição das parcerias de trabalho entre os alunos. Além disso, representa um momento no qual as crianças têm a oportunidade de refletir, com a ajuda do professor, sobre aquilo que escrevem.

As atividades entregues aos pais/responsáveis contemplaram questões sobre acolhimento, que é um momento importante e imprescindível na escola, pois permite que todos os membros se sintam parte integrante do grupo.

Nossos docentes prepararam com muito carinho um kit de material escolar para todos alunos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp