• Inicial
  • Notícias
  • Grupo Fandango de Tamanco Cuitelo de Ribeirão Grande se apresenta em Aparecida e em Barretos

Notícias

Grupo Fandango de Tamanco Cuitelo de Ribeirão Grande se apresenta em Aparecida e em Barretos

Foto: Edil Queiroz de Araujo

O grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo de Ribeirão Grande esteve em Aparecia/SP e se apresentou ao vivo no programa A Terra da Padroeira no dia 17 de outubro de 2021 pela TV Aparecida. A apresentação pode ser assistida na íntegra no endereço https://youtu.be/mxKDs8sBeho

O grupo se apresenta a partir dos 50 minutos do vídeo.

O grupo também esteve presente no IV Festival Nacional de Dança da Seth Assessoria em Barretos/SP, realizado no dia 29 de agosto.  O vídeo do Festival acaba de ser lançado e você pode assistir na íntegra no endereço https://youtu.be/u4rwBR9KbpU

O grupo se apresenta aos 1h 29 min do vídeo.

A iniciativa, seguindo todos os protocolos de saúde, teve participação do Ministério do Turismo, Seth Assessoria e Associação Os Independentes, e contou com grupos de danças gravando o Festival em tempo real.

Foto: Pedro Najax 


O Fandango

Foto: Pedro Najax 

O fandango é uma dança cantada e sapateada, e chegou na região através dos tropeiros que vinham do sul do país até o sudoeste paulista trazendo tropas de muares. Com o passar do tempo tendo grande influência caipira, o fandango tornou-se uma das mais antigas tradições de Ribeirão Grande.

O fandango era realizado após os mutirões que eram trabalhos coletivos que envolviam o bairro, por exemplo, uma roçada e a noite era realizado o fandango que ia até o raiar do dia.

Para se dançar o fandango é utilizado viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco que surgiu na necessidade de produzir o som na hora do sapateado, o tamanco é feito de árvore de laranjeira que é uma madeira resistente para não rachar e típica para a formação do som.

O Fandango de Tamanco Cuitelo foi formado no ano de 1.964 por Pedro Vilarino Ferreira, conhecido como “Cuitelo”, e hoje o grupo é formado por crianças, jovens e adultos que trazem essa tradição com muito orgulho, se apresentando em várias cidades e eventos, entre eles presente assíduo do festival do folclore da cidade de Olímpia.

Parabéns ao grupo pelas apresentações, mantendo viva e divulgando essa tradição e o nome do município, levando cultura, tradição e alegria por onde passam.

Sigam @turismoeculturaribeiraogrande para mais novidades!

#EuAmoRibeiraoGrande #FandangoDeTamanco #Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp