Notícias

“LEITURA & ESCUTA ATENTA” – Práticas do Ensino Remoto

A professora Adriana, que leciona na turma dos estudantes do 3ºAno C do Ensino Fundamental I aprimora os objetos de conhecimento através de vídeos educativos, os quais proporcionam, mesmo virtualmente, o contato com a literatura e as famílias.

Essa é uma história contada por ela aos seus alunos via WhatsApp.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que as atividades de leitura, escuta e produção textual em várias mídias (como os próprios textos em papel ou mesmo os áudios de WhatsApp) trabalhem o desenvolvimento de habilidades para o uso significativo da linguagem e de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e funções sociais. O documento é estruturado em campos de atuação (vida cotidiana, artístico- literário, estudo e pesquisa, e vida pública), que representam tipos de textos que estão inseridos em cada um desses espaços sociais. Em cada um, os professores têm uma série de habilidades relacionadas a cada prática de linguagem (leitura e escuta, produção de texto, oralidade, e análise linguística/semiótica).

E foi pensando em todos esses conteúdos e metodologias, já inseridas no Plano de Ensino da rede municipal de ensino do município de Ribeirão Grande, que a professora trabalha as questões sobre a leitura mesmo no ensino remoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

#VejaTambém