Perguntas Frequentes

A prefeitura de Ribeirão Grande faz atendimento online através da Ouvidoria, onde você pode se informar ou fazer sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

Acesse: https://ribeiraogrande.sp.gov.br/ouvidoria/

Dirija-se ao endereço físico:
Rua Professora Jacyra Landin Stori, 15 – Centro
Ribeirão Grande – SP – CEP 18.315-000

Licitação é um processo administrativo utilizado pelos órgãos públicos para selecionar a melhor proposta de contratação de serviços ou aquisição de bens, visando garantir a transparência, a igualdade de condições entre os concorrentes e a obtenção da melhor relação custo-benefício para a administração pública.

A administração pública precisa realizar licitação porque a Constituição Federal e as leis de licitação estabelecem que a contratação de serviços e aquisição de bens pela administração pública deve ser precedida de um processo competitivo, que garanta a seleção da melhor proposta, com transparência, igualdade de condições entre os concorrentes e obtenção da melhor relação custo-benefício.

Dessa forma, a licitação é um instrumento importante de controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos, uma vez que busca garantir que os serviços e bens adquiridos pela administração pública sejam de qualidade, com preço justo e fornecidos por empresas idôneas e capazes de prestar o serviço ou entregar o produto. Com a nova lei de licitações, busca-se tornar o processo mais eficiente, transparente e moderno, estimulando a participação de empresas de diversos portes e promovendo a concorrência no mercado.

No Portal da Transparência estão disponíveis informações sobre o Poder Executivo Municipal.

Por meio das consultas é possível obter dados sobre:

gastos diretos;

transferências de recursos;

convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais;

previsão e arrecadação de receitas;

servidores.